sábado, 11 de setembro de 2010

O outro 11 de Setembro


Salvador Allende

No dia 11 de Setembro de 1973 as forças armadas do Chile levaram a cabo um Golpe de Estado Militar dirigido pelo General Augusto Pinochet (que era considerado por Allende um militar leal) contra o presidente Salvador Allende, o primeiro líder marxista democraticamente eleito da América Latina nas eleições de 1970.

Salvador Allende morreu em condições ainda mal esclarecidas nesse mesmo dia (segundo testemunhas suicídio mas para muitos foi executado), durante o bombardeamento do Palácio de La Moneda.

Assumiu o poder uma junta militar, que, no plano político, decretou a ilegalização de todos os partidos e movimentos de esquerda e a suspensão de todas as actividades políticas. Augusto Pinochet Ugarte foi nomeado presidente e instaurou uma ditadura militar.

Augusto Pinochet teve o apoio do governo de Richard Nixon dos Estados Unidos da América.

Nos 17 anos que durou a ditadura de Pinochet, foram assassinadas milhares de pessoas, presas e torturadas. Muitas das vitimas simplesmente desapareceram sem deixar rasto e os seus familiares ainda hoje continuam por não saber nada delas e à espera que se faça justiça.


Sting - They dance alone



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Momentos Musicais III

Concerto pour une voix, de Saint-Preux

Danielle Licari