terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia do quê????

Chego hoje cansadíssima de trabalho extra desde as 8 da matina, quando ouço nas notícias o seguinte:

“… Hoje eu tenho que sublinhar acima de tudo é a raça… o dia da raça … o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas…” (Cavaco Silva para um Jornalista)

O dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sim... mas o dia da raça????
Estou de queixo caído… Isso não era no tempo do Salazar? Ó Cavaco foste muito infeliz com essa tua observação.
Sublinhar o quê??? Dia da raça??? Ainda por cima faz ênfase quando fala em dia da raça! Mas que raça?
Nas minhas veias corre talvez sangue judeu, árabe, visigodo, suevo e mais qualquer coisa também daquelas bandas e outras… qual será a minha raça?
Serei talvez “moira” … humm … serei… deixa-me pensar … Maria … deixa-me pensar… também posso ser judia… isso, posso ser judia… ou talvez não!!! Eu sou morena, tanto posso ser uma “moira” como uma judia... talvez … sueva… humm… não estou a ver… Eu tenho um priminho loiro, do lado da minha família mais clarinha, e eu morena, como é?? Que raça seremos? Cada uma com a sua??
Estou baralhada… Já não sei que raça que sou, talvez seja ‘arraçada’…pfff!… mas uma coisa tenho a certeza… sou portuguesa com aquelas origens todas e com muito orgulho no sangue, seja ele qual for, que corre nas minhas veias.

- Ó pá, que ‘raça’ é que és?
- Sou da ‘raça’ portuguesa. Ora pois!!

4 comentários:

Special K disse...

Segunda o Dicionário online da Priberam a definição de raça é: "A primeira e maior divisão do género humano". Eu cá gosto mais de uniões que de divisões.
Bjks

Smile disse...

Olá Special K...sem dúvida... também eu gosto mais de uniões do que divisões.
Bjs e Big Smile

Anónimo disse...

eu tb fiquei p morrer...raça há só uma a humana e mais nenhuma, e isso é científicamente explicado, o que ainda é mais grave vindo de um presidente de uma nação, enfim q se castigue quem nele votou!

Smile disse...

rv ... é isso mesmo… raça há só uma, a humana … por vezes ouvimos com cada coisa!! Há semanas atrás disseram-me na minha cara que para os casamentos mistos deveria existir um limite!!! Quase entrei em orbita. Um limite!?!?! fiz-lhe ver tanta coisa que nem teve como me dar resposta. E olha que eu nem sou de responder , sou uma pessoa calma até demais.
acho que há muitos 'Cavacos' por esse Portugal fora.
Beijocas e uma boa noite