quinta-feira, 12 de junho de 2008

Manjericos nas festas dos santos populares


Do grego “basilikón”, o manjerico é uma planta ornamental e aromática, prima do manjericão, da família das mentas. Tem origem na Índia, onde era usado nos rituais sagrados. Na antiguidade clássica inspirou diferentes usos: em Roma era símbolo de amor e na Grécia de luto. No Sul da Itália conserva-se a tradição dos antigos romanos, segundo a qual oferecer um manjerico a uma rapariga equivale a pedi-la em casamento. A sua presença nos rituais de fertilidade do solstício de Verão decorre, assim, de tradições milenares.

Segundo cosmogonias antigas, o solstício de Verão, que tem lugar a 21 de Junho e é celebrado até ao fim do mês, é o momento em que o Sol perde o controlo e atinge o máximo da sua força. Nessa noite a ordem das coisas é alterada e tudo pode acontecer.

O calendário gregoriano apanhou boleia das festividades pagãs do culto romano e celta e deu-lhes novos elementos rituais, os mais importantes dos quais são, em Portugal, as figuras de três santos: Santo António (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Mas nas marchas e nos arraiais dos bairros populares, sobretudo em Lisboa e no Porto, a festa segue livre do domínio eclesiástico, repleta de música, vinho e sardinha assada. E perfumada por muitos manjericos, enfeitados com cravos, bandeirinhas e quadras jocosas e amorosas.

Fonte: Artigo na revista TAP Portugal
Foto: Smile

Uma boa noite de Santo António

5 comentários:

Special K disse...

Eu gosto muito de apalpar o manjerico ;)
Bjks

Smile disse...

Oi Special K...
rsrsrs ... e vivó manjerico.
Bjs e um Big Smile

Smile disse...

Olá Profeta,
já irei espreitar mais um poema teu que acredito que é lindo como sempre é os teus poemas.
Bom fim de semana pra ti também
Bjs e Big Smile

Angel disse...

Smile..estas festas fiquei mais sossegadita mas gosto muito de ir para Lisboa...aonde existe tradição...espero que te tenhas divertido muito...beijinhos um bom fim de semana...

Smile disse...

Oi Angel
Só fui dar um saltinho para ver o ambiente porque tive que ir trabalhar no dia de sto António. Alfama estava animada, como sempre. Quem vive ali, não dormiu de noite… rsrrs
Bjs e um Big Smile