sábado, 26 de setembro de 2009

E por falar em votar!

Sempre achei curiosa esta dança das cadeiras no parlamento! Tanto corre-corre para se sentarem ou do lado esquerdo ou do lado direito. Porquê este ‘corridinho’? Qual o motivo de os partidos políticos de ideologia de esquerda ficarem sentadinhos nas cadeiritas do lado esquerdo e os partidos de direita sentadinhos nas cadeiritas lado direito do Parlamento? Qual a origem desta situação?

Muito resumido é mais ou menos assim: tem origem na Revolução Francesa. Isto tudo porque na Assembleia Nacional os lugares defensores da monarquia absoluta ficavam à direita (conservadores, os que queriam manter os privilégios e manter tudo na mesma) do presidente da Assembleia (o Rei) e os defensores da monarquia constitucional (os que defendiam reformas mais radicais e mudanças) à sua esquerda. Acho que poderíamos aprender muito com a Revolução Francesa; o porquê da Revolução... mas isso ficará para um dia destes.

Mas chega de explicações. Amanhã é dia de eleições para a Assembleia da República e por isso com o Cartão de Eleitor e o Bilhete de Identidade (para os mais modernaços... o Cartão Único) na mão votem de acordo com a vossa consciência, marquem a vossa presença no boletim de voto seja ela qual for e não queiram que decidam por si.




5 comentários:

Caramela disse...

Olha não sabia essa da revolução francesa e o porquê dos lugares assim. Tá explicado! As coisas que tu me ensinas "mãezinha" ;)
Beijinhos

João Roque disse...

Claro que votar é um direito, mas também um dever!
Beijinho.

Smile disse...

Caramela, minha “filha”
Estamos sempre a aprender ;-)
E eu ainda tenho tanto para aprender :-)
Beijinhos


Pinguim
O meu já lá está e a esta hora já deve estar contadinho ;-)
Beijinho

By Me disse...

GOSTEI DE SABER ...QUEM DIRIA!!!ENTÃO SOU MESMO DE ESQUERDA!!!!
TENS ANDADO DESAPARECIDA...OU SOU EU QUE ANDO?!:)))

BEIJO VOADOR

Smile disse...

Desaparecida?? Moi?? :-D :-D
Tenho tido pouco tempo... até para responder aos comentários tenho respondido com atraso... ai a minha bida!! rsrsrs
Beijocas voadoras