terça-feira, 2 de setembro de 2008

Para não esquecer.

Fez no dia 1 de Setembro (1939) 69 anos que a Alemanha de Hiltler evadiu a Polónia. Para Hitler, a conquista da Polónia daria espaço vital ao povo alemão. Uma parte da Polónia ficaria para a União Soviética e a outra para a Alemanha Nazi (Pacto Soviético-Germânico / Molotov-Ribbentrop). Seria o inicio da Segunda Guerra Mundial.
Foi a guerra mais sangrenta e mais devastadora da história da humanidade. Seria uma guerra total. Os nazis e a sua máquina de terror, mataram e assassinaram centenas de milhares de pessoas só por serem diferentes nos Campos de Concentração (Auschwitz-Birkenau, Dachau, Treblinka, entre outros); judeus, comunistas, dissidentes políticos, homossexuais, minorias religiosas, polacos, soviéticos, ciganos e outros seres humanos indesejáveis para o regime nazi.





Também Estaline teria os seus campos de trabalho, mais conhecidos por Gulags na Rússia Central e na Sibéria para onde centenas de milhares de pessoas foram e de onde muitos nunca regressaram.

Quando acabou a Segunda Guerra Mundial, o Mundo acordou para uma realidade difícil de explicar e acreditar. O Ser Humano aprenderia a lição?


Passado estes anos todos vejo que não! Infelizmente! Existiu outras guerras depois da Segunda Guerra Mundial. Na Coreia, no Vietname, nos Balcãs, no Iraque, no Afeganistão…
Existiu outros genocídios… Bósnia (Balcãs), Darfur (Sudão), Ruanda… e continuam a existir genocídios…
Homicídios em massa, violações, tortura, fome e a imensa brutalidade desumana nas guerras civis tais como no Sudão e na Somália… e noutros locais deste planeta.

Porquê tanto ódio e tanta violência? Para quê? Até quando? Até não restar nenhum Ser Humano ao cimo da Terra?

"Na Alemanha, primeiro vieram buscar os comunistas, e eu não disse nada porque não era comunista. Depois vieram pelos judeus, e eu não disse nada porque não era judeu. Depois vieram pelos sindicalistas, e eu não disse nada porque não era sindicalista. Depois vieram pelos católicos, e eu não disse nada porque era protestante. Depois vieram por mim e, nessa altura, já não havia ninguém para erguer a voz."


PASTOR MARTIN NIEMOLLER (Sobrevivente do Holocausto)

6 comentários:

Gisela FFale disse...

Há coisas que não deveriam mesmo ser esquecidas...mas para além de lembradas, servirem como ensinamentos, para nos respeitarmos e aceitarmos todos como iguais...
"Nenhum homem é uma ILHA isolada; cada homem é uma partícula do CONTINENTE, uma parte da TERRA; se um TORRÃO é arrastado para o MAR, a EUROPA fica diminuída, como se fosse um PROMONTÓRIO como se fosse a CASA dos teus AMIGOS ou a TUA PRÓPRIA; a MORTE de qualquer homem diminiu-me, porque sou parte do GÉNERO HUMANO. E por isso não perguntes por quem os SINOS dobram; Eles dobram por TI. - John Donne"

Excelente post!
Beijinho!

By Me disse...

Muito bem lover!Belo comentário.
O teu texto smile é muito profundo e significativo!
É bom para reflectirmos no que andam a fazer com o planeta e com os seres vivos,seus semelhantes!Os animais têm comportamentos mais "racionais" e inter ajuda do que o Homem,lamentavelmente.
Tenho a impressão que é isso que um dia vai suceder,o homem vai exterminar-se a si próprio!
Foi bom teres trazido este tema.
Boa noite e beijinho

Fernanda disse...

Dizem que a História não se repete...pois, parece-me que não é assim.
Como é que a História não se repete,...se a Natureza Humana, não muda???!!!...
Temos a Guerra e a Paz dentro de nós,...e temos plena consciência que na Guerra ninguém vence.
Todos perdem,...até mesmo aqueles que acabam com ela.

Paz para mim,...para ti,...para todos.:)

O Profeta disse...

Uma página negra na história da humanidade...


Doce beijo

fiel.jardineira disse...

Excelente! De facto temos que defender o nosso vizinho para que ele um dia nos defenda a nós também. Um por todos todos por um... Né vizinha? ;) Bjs

Smile disse...

Amigas e Amigo,
Obrigada pela vossa presença e comentários.
Como disse a Lover “Nenhum homem é uma ilha isolada…”, não podemos viver isolados uns dos outros… todo o ser humano faz parte deste planeta chamado Terra e deste Universo. Não é o Ser Humano uma sinfonia de sons em que todas as ‘notas musicais’ são necessárias para se ouvir uma doce melodia? São necessárias todas e não só uma. Somos todos vizinhos, não é Fiel?
Há algum tempo que queria falar no tema, porque não podemos nem devemos esquecer.
E ainda há quem duvide e põe em causa o Holocausto ter alguma faz acontecido, um período negro da nossa Historia… é por isso que nunca é demais relembrar e falar. Não podemos ficar indiferentes perante tais factos.
Bjs e mais uma vez OBRIGADA :-)
Bem hajam.